Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Setembro 18th, 2020

Projecto Renascer: Lançada a Primeira Pedra para a construção de 100 casas em Nampula.

O Fundo para o Fomento de Habitação, FP lançou na passada sexta-feira, dia 18 de Setembro, o projecto de construção de casas denominado “Renascer”, na vila autárquica de Ribáuè, interior da província de Nampula. Um Projecto para a construção de 100 casas, com um custo estimado de 75 milhões de meticais, que abrange os municípios de Nampula e Monapo.

Renascer é um projecto de âmbito nacional que, numa primeira fase, será implementado nas províncias de Nampula, Cabo Delgado e Maputo. No caso de Nampula serão construídas 40 casas no distrito com o mesmo nome e 60 divididas pelos municípios de Ribáuè e Monapo, respectivamente, que deverão ser entregues daqui a oito meses.

Segundo o PCA do FFH, FP, Armindo Munguambe, o projecto foi desenhado tendo em conta aquilo que é a capacidade do rendimento dos cidadãos e a sua localização geográfica de modo a permitir que maior parte destes possam aceder a casa própria. “Portanto é um projecto que vai beneficiar cidadãos que aufiram até cinco salários mininos”, afirmou.

O Secretário de Estado para a província de Nampula, Mety Gondola, que procedeu o lançamento oficial do projecto, alertou para que as casas em construção do projecto “Renascer”, nos municípios de Nampula, Monapo e Ribáuè, sejam acessíveis aos destinatários previstos e que não serão permitidos desvios.

“Não gostaríamos de ver agitação neste processo, pois esta iniciativa veio para beneficiar as pessoas que estão a trabalhar nos locais onde os projectos estão a ser implantados. Vai ser importante que a representação do Estado tome em conta os requisitos definidos e que esta iniciativa não é para se centrar nos dirigentes”, alertou. Gondola realçou que os projectos de construção de casas em curso no país, da iniciativa do governo, visam assegurar a provisão de habitação condigna a população em geral e especialmente aos jovens.