Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Outubro 14th, 2020

Ministro das Obras Púbicas, Habitação e Recursos Hídricos, satisfeito com o arranque das obras de asfaltagem da Estrada Malema – Cuamba

As obras de construção da ponte sobre o rio Mutivaze e asfaltagem da estrada numa extensão de 10 km do troço da N13 entre Malema-Cuamba que liga as cidades de Nampula e Cuamba, nas províncias de Nampula e Niassa, no norte de Moçambique, já estão em curso, tendo sido concluídos os primeiros 10 quilómetros de desvios para acomodação do tráfego.

O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Machatine, que visitou o empreendimento, nesta quarta-feira, 14 de Outubro de 2020, manifestou a sua satisfação com o ritmo das obras e disse esperar a sua conclusão dentro do prazo estabelecido no contrato.

As obras de asfaltagem da estrada Nampula-Cuamba, numa extensão de cerca de 350 quilómetros, arrancaram em 2012. Os dois primeiros troços, até Malema, foram concluídos em 2014, faltando por executar os restantes 111 quilómetros. Entretanto, a morosidade para a conclusão das obras forçaram o governo a rescindir o contrato com o empreiteiro e efectuar um novo concurso que resultou na seleção do empreiteiro que está actualmente a executar as obras.

“Constatamos que ainda decorre a mobilização de recursos necessários para este empreendimento. O empreiteiro tem que alocar mais equipamentos para que o trabalho possa ocorrer em várias frentes em simultâneo”, – disse o ministro.

Explicou que o governo não está a exigir algo que não consta do caderno de encargos.

“Esperamos que as próximas duas a três semanas sejam decisivas do ponto de vista do reforço dos recursos necessários para que, a partir de Novembro, tenhamos um ritmo ainda mais acelerado”.

Machatine explicou ainda, que para além de garantir o curso normal dos trabalhos descritos no caderno de encargos, o empreiteiro tem a tarefa de garantir que a transitabilidade ao longo de toda a estrada, mesmo durante a época chuvosa.

“Por isso, a prioridade é a ponte sobre o rio Mutivaze e na plataforma para que se criem condições confortáveis condizentes com uma estrada não revestida. E ele está a intervir nos restantes 34 quilómetros para criar condições aceitáveis de transitabilidade nesta época chuvosa,” – afirmou.

Para a conclusão da estrada já estão garantidos 25 milhões de euros, financiados pela União Europeia, para a sua conclusão.

“Para isso, o governo e parceiros, nomeadamente o Banco Africano de Desenvolvimento e a União Europeia, estão em negociações que podemos descrever como estando no bom caminho”.