Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Outubro 22nd, 2020

12 mil pessoas passam a beneficiar de água potável na Ponta do Ouro

Com capacidade para abastecer até 20 mil habitantes, o novo sistema de abastecimento de água da localidade da Ponta do Ouro foi, hoje, inaugurado pelo Presente da República, Filipe Nyusi.

A infra-estrutura veio acabar com o drama de milhares de pessoas que se viam privadas de ter acesso à água potável. Antes da inauguração do novo sistema, apenas 4 mil pessoas tinham acesso à água canalizada. Com a implantação do sistema, até agora, estão sendo servidos 12 mil habitantes da localidade cuja população é estimada em 16 mil habitantes.

Falando na ocasião, Filipe Nyusi, disse que a iniciativa irá ajudar nos esforços de combate à doenças de origem hídrica, e principalmente, irá contribuir para frear o avanço do novo Coronavírus.

“Entendemos que com este sistema iremos reduzir doenças causadas pelo deficiente acesso à água. Poderemos com isso reduzir os encargos que o estado tem com a compra de fármacos. Esse dinheiro será utilizado para outras necessidades ou investimentos”, referiu o Chefe de Estado para depois acrescentar que “vai também ajudar a dinamizar o turismo, uma potencialidade desta localidade. Porque o turista quando vem ao nosso país precisa de água de qualidade para a sua higiene e para confeccionar alimentos. Outrossim, irá melhorar a qualidade de vida das populações locais que não terão que percorrer grandes distâncias para ter acesso à água potável e de qualidade”, detalhou.

Noutro desenvolvimento, exortou a população para que possa cuidar da infra-estrutura de modo a que seja duradoura.

“Isso significa que cada um de nós tem responsabilidade em relação a este empreendimento. Devemos cuidar de tal modo que seja útil por muito tempo. A água é um recurso esgotável, por isso, saibam consumir com responsabilidade”, aconselhou.

Filipe Nyusi reiterou ainda que é preocupação do seu governo garantir água para maior parte da população que vive tanto nas zonas urbanas, assim como nas rurais.

‘‘De acordo com o nosso programa dos cinco anos 2020 – 2024 nós pretendemos construir acima de 360 sistemas de água nas rurais e nas vilas. Vamos conseguir, mesmo agora com os primeiros 10 meses da nossa governação fizemos aquilo que muito nos encoraja que muitas das vezes temos estado a agradecer o esforço e empenho do pessoal do sector de água no nosso ministério.’’

Nas zonas urbanas nós pretendemos prover água, actualmente podemos dizer, numas províncias mais, noutras menos, de 33% para atngirmos 90% e na zona rural de 52% para 70%, e estamos a trabalhar neste sentido, naturalmente que gostaríamos de atingir 100% mas temos a consciência do gradualismo e também do universo de preocupações que temos que resolver ao mesmo tempo,’’ referiu.