Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Outubro 23rd, 2020

Cecília Chamutota – Desafia o FIPAG a continuar investindo na rede de distribuição para que a água chegue a mais cidadãos da Maxixe

Fruto da iniciativa presidencial Programa Água para Vida (PRAVIDA), cujo objectivo principal é acelerar a construção de infraestruturas como esta que acabámos de inaugurar que aumentam a quantidade de água disponível para a população e portanto aumentam a taxa de de cobertura de água para a população.

Segundo Cecília Chamuotata, Vice-Ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, a infraestrutura inagurada, enquadra-se no PQG 2020-2024 que espera até 2024 ter 90% da população moçambicana que vive nas zonas urbanas com acesso a água segura em quantidade e qualidade, assim como concorre para o alcance dos Objectivos de Desenvolvemento Sustentável que visam ter uma cobertura global em abastecimento de água até 2030.

“No âmbito deste projecto com um custo total de 34 Milhões de Mt todos provenientes do Orçamento do Estado pelo Governo de Moçambique foram abertos 3 novos furos de captação que passam a produzir 1200m3 de água por dia como pudemos ver na apresentação técnica da infraestrutura inaugurada e foi construída uma adutora de 1.5km que liga esses furos ao centro distribuidor de Inhambane. Foi igualmente implantada uma rede de distribuição para os bairros de Motil e Eduardo Mondlane com uma extensão de 20km que espera abastecer água a mais de 2000 pessoas nesses bairros” referiu.

Na sua intervenção, a partir de Maxixe, Cecília Chamutota, Vice-Ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, disse que o aumento da capacidade da produção de 11600 para 12800m3 de água por dia dotam o SAA da Maxixe com um potencial para servir de forma acrescida mais 10400 habitantes, devendo para tal o FIPAG continuar a investir na rede de distribuição para que essa água efectivamente chegue a esses habitantes, mas em termos de produção e tratamento já temos a capacidade instalada para aumentar a cobertura de 53% para 57%. Para além do impacto na taxa de cobertura as intervenções que foram feitas neste sistema vão permitir a melhoria na qualidade da prestação dos serviços de abastecimento de água à população através do aumento do tempo de fornecimento de água, portanto vamos passar de 10 horas para 16 horas por dia.

“Como Governo reconhecemos que ainda há um caminho longo por percorrer ao alcance dos Objectivos de Desenvolvemento Sustentável, assim como para o abastecimento de água aqui a nível de Inhambane. É neste sentido que estão a decorrer e esperamos que ainda este ano ao nível de Inhambane sejam construidos mais 5 furos que vão aumentar a capacidade de abastecimento de água nesta cidade de Inhambane e, ao nível de Tofo seja construida uma Estação de Tratamento de Água para redução do teor de ferro da água do sistema que encontra-se nesse local. E com isso, com mais água, mais qualidade, mais disponibilidade, teremos com certeza mais vida, porque essas acções vão concorrer para a redução de incidências daquilo que são doenças de origem hídrica na região e concorrer para o desenvolvimento social em geral, ” referiu.

Numa outra abordagem a Secretária do Estado da Província de Inhambane disse que para além das obras que hoje testemunhamos a sua inauguração o projecto também contempla a construção de 5 reservatórios escavados nos distritos de Massinga, Govuro e Homoíne, 3 Sistemas de Abastecimento Água nos distritos de Mabote, Funhalouro e Panda e 4 fontes dispersas, reabilitação e ampliação de Sistemas de Abastecimento Água nos distritos de Zavala, Massinga e Homoíne. E estas acções conjugadas irão, na província de Inhambane aumentar a taxa de cobertura de abastecimento de água na zona rural de 70.11% e na urbana de 40.9%.