Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Outubro 25th, 2020

João Machatine, Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos: “Água não deve ser um luxo para uns e ser capricho para outros”

Na inauguração do Sistema de Abastecimento de Água do Posto Administrativo de Katapua, este domingo, o timoneiro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos disse que o grande compromisso do Governo liderado pelo Engº Filipe Jacinto Nyusi é de melhorar cada vez mais as condições de vida das populações independentemente de onde elas se encontrarem. O governo assumiu para si a responsabilidade de prover água potavel às comunidades vivendo nas zonas rurais, porque julgamos que a nossa sociedade deve ter um desenvolvimneto equitativo sem assimetrias naquilo que são os acessos aos serviços básicos, neste caso concreto, o acesso à água, referiu.

Segundo João Machatine, a água não deve ser um luxo para uns e ser capricho para outros, por essa razão, mais de 60% do nosso Programa Água Para Vida (PRAVIDA), de iniciativa Presidencial, foi para as zonas rurais e, cerca de 910.000 beneficiários passam a estar servidos de forma segura e constante deste precioso líquido.

No âmbito do programa PRAVIDA, foram abertos dois novos poços de água com capacidade de cerca de 39m3/h, foi igualmente instalada tubagem adutora de 110mm de diâmetro, numa extensão de 720 metros, suficiente para abastecer cerca de 2.000 pessoas, na fase de arranque e o sistema tem a capacidade de fornecer cerca de 10 Mil pessoas adicionais.

“Neste Quinquênio continuaremos a investir cada vez mais nas zonas rurais na componente de asbatecimento de água, pretendemos reabilitar e construir 11 mil fontes dispersas num investimento de cerca de 5 mil Milhões de Meticais.

Iremos transformar as fontes dispersas em pequenos sistemas e deste modo aumentar a cobertura nas zonas rurais em 3 milhões e 800 mil pessoas, um marco jamais alcançado no nosso país. E queremos ainda, garantir que toda a população rural tenha facilidade de acesso à água, reduzindo os custos de produção para que os custos de aquisição estejam à altura dos utentes e, a solução é o recurso à energia limpa, painéis solares ” – acrescentou.