Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Outubro 25th, 2020

Empreiteiros passam a garantir a manutenção das infraestruturas até 5 anos

O titular do sector das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos falava durante a sua visita às obras de construção da Ponte sobre o Rio Montepuez este sábado, 25 de Outubro de 2020. João Machatine disse que o sector adoptou uma nova abordagem nos contratos com os empreiteiros, em que estes passam a ter a responsabilidade de garantir a manutenção das infraestruturas durante os anos subsequentes às intervenções, num período de até cinco anos, por forma a assegurar a qualidade das obras. Desta feita a má qualidade das obras vai reflectir-se nos cofres do empreiteiro, e não do Estado.

‘‘Os contratos agora não são somente de construção e depois entrega das obras, os empreiteros têm a responsabilidade de garantir a manutenção durante 2 a 5 anos, portanto, está salvaguardada a questão da manutenção”.

“Para nós o caminho crítico é imediatamente a seguir à obra, é aí onde temos que ter a certeza de que aquilo que o empreiteiro fez, fez bem. E a vantagem é que isto pressiona ao empreiteiro a esmerar-se durante o período de construção para garantir a qualidade das obras sob pena de perder dinheiro durante o período de manutenção.’’ – referiu.