Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Julho 3rd, 2020

Vice-Ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos visita as instalações do FFH, FP

A Vice-Ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Cecília Chamutota visitou pela primeira vez, ontem, dia 02 de Julho de 2020, o Fundo para o Fomento de Habitação, FP e, fez-se acompanhar pelo Exmo. Senhor Secretário Permanente, Dr. Hélio Banze, com objectivo de:

(i) Conhecer as instalações do FFH,FP;

(ii) Inteirar-se sobre o seu funcionamento, realizações e os projectos em curso;

(iii) Informar-se sobre os seus planos, desafios bem como sobre os seus constrangimentos;

(iv) Dar a conhecer o seu pensamento sobre o FFH, FP e suas actividades.

Os trabalhos iniciaram com uma visita guiada às instalações do FFH, FP – SEDE, onde Sua Excelência Vice-Ministra teve a oportunidade de conhecer e interagir com os técnicos, deixando ficar algumas recomendações. Seguiu dirigindo uma sessão de Conselho Técnico alargado aos Chefes de Repartição. Um encontro que durou cerca de uma hora.

Na sua abordagem inicial, Sua Excelência Vice-Ministra, garantiu que, Habitação é uma prioridade do Governo para o presente quinquénio e que todos os esforços estão sendo levados a cabo para o melhoramento da componente financeira anual para o sector de habitação. Avançou, elogiando o Programa em curso, Habita Moçambique pois, é um programa que para além de definir acções a serem levadas a cabo, possui a componente metas a alcançar.

No que se refere a parcerias, Chamutota solicitou a revisão da implementação das mesmas por forma que ao FFH, FP não só traga produtos para o segmento populacional médio-alto como também para população com renda mais baixa. Reforçou a questão de cobrança de créditos mal parados e orientou ao FFH, FP a usar os meios legais para resolver esses casos.

Terminou felicitando o “modus operandi” do FFH, FP nas questões de critérios de elegibilidade/atribuição de casas. Apelou a continuidade de transparência em todos os processos e a busca de outras fontes de receitas para fazer face ao cumprimento das metas do Programa Habita Moçambique.