Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

PortuguêsEnglishFrançaisEspañolItaliano简体中文

NOTÍCIAS

Novembro 19th, 2020

Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos Preocupado com a Qualidade de Obras Públicas

A má qualidade das Obras Públicas deve ser um problema evitável. João Machatine, falava durante a cerimónia de abertura do VI Conselho Coordenador que decorre no Posto Administrativo de Chidenguele, na Província de Gaza sob lema “Buscando Estratégias e Opções de Financiamento Para o Desenvolvimento de Infraestruturas no País”, que se cada projecto for implementado rigorosamente de acordo com o estipulado no caderno de encargos, tudo pode correr bem, bastando que esse caderno de encargos tenha sido devidamente elaborado por pessoas competentes.

Acreditamos que conseguindo este nível de controlo e rigor, estaremos também a buscar mecanismos para o auto-financiamento, pois quando o projecto é bem executado, haverá outros fundos para outros projectos – disse o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos.

Referiu ainda que o sector perde muito dinheiro devido à má gestão das Zonas de Protecção para estradas, recursos hídricos e urbanização, já que muitas vezes o sector mobiliza recursos financeiros, por exemplo, para a construção de uma estrada, faz todo o levantamento e elabora-se o projecto, porém na hora de executar, as coisas começam a emperrar. Há casos em que 40% do valor é direcionado para acções de reassentamento, muitas vezes informais. Em casos do género o projecto pára pelo caminho por não nos impormos à não ocupação das Zonas de Protecção.

Por último, o titular do pelouro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos mostrou-se preocupado com a fraca manutenção das infraestruturas públicas e apelou que todos os empreendimentos tenham um Manual de Manutenção de modo que os governos locais que são os gestores destes possam segui-los à risca e proceder com as acções necessárias.