Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Dezembro 3rd, 2020

Assinatura do acordo de financiamento GREPOC

A União Europeia e o Banco Europeu de Investimento (BEI) assinaram hoje com o Governo de Moçambique o acordo de financiamento no valor de 110 milhões de euros (cerca de 9.4 mil milhões de meticais) ao Programa de Recuperação e Reconstrução pós-ciclones (PREPOC). O fundo destina-se a apoiar na reconstrução de infraestruturas afectadas pelos ciclones Idai e Kenneth, que assolaram o centro e norte de Moçambique, em 2019.

Esta linha de financiamento combina uma modalidade de crédito concessional no valor de 100 milhões de euros provenientes do BEI e destinados ao investimento em fornecimento de água e saneamento e mitigação de cheias nas zonas assoladas pelos ciclones, e uma subvenção de 10 milhões de Euros provindos da União Europeia para assistência técnica à componente técnica do projecto e acompanhamento da implementação dos planos definidos.

O Acordo foi firmado hoje pelo Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, o Embaixador da União Europeia em Moçambique, António Sánchez-Benedito Gaspar, e virtualmente pela Directora do BEI, María Shaw Barragán e esteve presente na cerimónia o Ministro das Obras Publicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Machatine, na qualidade de tutela do Gabinete de Recuperação pós Ciclones.

O acordo é em seguimento do compromisso assumido pela União Europeia na Conferência Internacional de Doadores da Beira, em 2019, de mobilizar 200 milhões de euros (cerca de 17 mil milhões de meticais) para apoiar os esforços de recuperação e reconstrução pós-iclones.

O projecto de 110 milhões de euros será implementado com o acompanhamento do Gabinete de Reconstrução Pós-Ciclones Idai (GREPOC), instituição responsável pela gestão e monitoria dos esforços de reconstrução pós-ciclones no país.