Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Janeiro 24th, 2021

Reaberta circulação na ponte provisória sobre o Rio Save

Foi reaberto, esta quarta-feira, 3, o tráfego rodoviário na ponte provisória sobre o rio Save, ao longo da estrada Nacional Número 1 (N1), depois de cerca de 45 dias de interrupção, após o colapso de um grupo de pilares desta estrutura provisória provocadas pelo ciclone Eloise.

O Ministro das Obras Públicas, Águas e Habitação, João Machatine, esteve ontem à tarde no local para se inteirar da situação. Logo a sua chegada, recebeu explicações do ponto de situação da ponte provisória, da reabilitação da ponte antiga e da construção da nova.

“É verdade que temos lá uma balança instalada que tem estado a funcionar normalmente. O que fizemos por volta das 12hrs, foi voltar para monitorar e vimos que não era possível abrirmos, o vento era muito forte. Por volta das 14hrs, duas horas depois, voltamos, chegamos aqui e fomos felizes porque a chuva tinha parado e o vento abrandou. Começamos por dar prioridade às viaturas ligeiras que vinham da margem sul-norte e vice versa – explicou um técnico no local.

 E porque a circulação de pessoas e bens foi retomada, o ministro Machatine disse que se as condições climatéricas e de visibilidade não permitirem, as autoridades poderão voltar a suspender a transitabilidade.

A reabertura da circulação na ponte provisória (desvio) sobre o Rio Save, é feita para todo o tipo de viaturas cujo peso bruto não exceda a 48 toneladas, observados os limites de carga admissíveis por eixo ou grupo de eixos, isto para permitir a durabilidade da infraestrutura.

Aquando da ocorrência sucessiva dos ciclones Eloise, Chalane e Guambe, a Administração Nacional de Estradas accionou o Plano de Contingência da Obra e consequentemente encerrado o tráfego rodoviário sobre a ponte provisório.

O plano incluiu a paralisação imediata de todos os trabalhos na construção da nova ponte e evacuação do local das obras dos trabalhadores, materiais e equipamento e a criação de espaços nos lados sul e norte da ponte sobre o Rio Save que tenham condições para a transladação ou baldeamento da carga em excesso para outros veículos.

Depois da passagem destes fenómenos naturais, a infraestrutura foi reavaliada, tendo sido executados os trabalhos necessários para garantir a sua segurança estrutural, que resultou na sua reabertura.

No período em que decorriam os trabalhos de reposição da ponte provisória, a circulação de pessoas e bens era feita sobre a ponte suspensa do Rio Save, com limitações devido aos trabalhos de reabilitação que a ponte está a receber.

Importa referir que para além da reabilitação da ponte suspensa sobre o rio Sava, decorre a construção da nova ponte sobre o mesmo rio, ligando as regiões Sul e Cento de Moçambique, para substituir a actual com mais de 50 anos.