Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Abril 30th, 2021

Associação de Fundos de Estradas da SADC – Moçambique assume liderança focada em Corredores Regionais

Moçambique inicia oficialmente hoje, do grupo focal da associação do fundo de manutenção de estradas em África, ARMFRA com perspectiva de promover corredores regionais.

Assim, o país vai coordenar o grupo regional através do Fundo de Estradas que tem actualmente Ângelo Macuácua como presidente do conselho de Administração. A cerimónia singela de entrega de pastas está marcada para esta manhã na cidade de Lusaka, capital da Zâmbia, país que vinha liderando o órgão nos últimos dois anos.

 Falando ontem ao Noticias, Macuácua reiterou que o país vai defender a promoção de corredores regionais como forma de minimizar o actual cenário em que uma determinada estrada se apresenta e degradada doutro lado da fronteira, dificultando a interligação que se deseja na comunidade de desenvolvimento da África Austral, SADC, até do continente no seu todo.

O grupo que Moçambique passa a liderar oficialmente hoje, junta nove países e o foco da nova liderança é trazer os restantes estados-membros ainda não filiados ao organismo.

Como que a confirmar a importância da abordagem de melhoria de estradas regionais e não apenas de cada país, defendida por Moçambique, o grupo Banco Mundial aprovou esta terça-feira 27.380 milhões de dólares norte-americanos para o financiamento de projectos de conectividade rodoviária entre Moçambique e Malawi promoção de comércio. Questionado acerca da iniciativa, Ângelo Macuácua, disse tratar-se de um projecto inovador que olha a dois países e não um.

Explicou que no país serão aplicados 110 milhões de dólares na melhoria de estradas secundarias e terciarias para conectá-las ao corredor de Nacala, para além da reabilitação dos postos fronteiriços que ligam Moçambique com o Malawi, Zâmbia e África do Sul.

Espera-se que os fundos fiquem disponíveis por volta de Outubro, altura em que se poderá traçar o cronograma de trabalhos no terreno. Contudo, as acções preparatórias como estudos já estão avançadas, segundo fonte. A eleição de Moçambique para dirigir o grupo focal da SADC da AMFRA ocorreu em finais de Março e desta forma o país passa a tomar parte do conselho executivo da Associação continental que congrega 34 estados-membros (Jornal Noticiais 30 04 2021).