Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Junho 9th, 2021

PR inaugurou a estação de tratamento de água de Sabiè, no Distrito de Moamba

Mais de 560 mil pessoas adicionais passarão a ter água potável na região do Grande Maputo, a partir da Estação de Tratamento de Água de Sábiè, localizada na província de Maputo, inaugurada hoje, pelo Presidente da República.

A Estação de Tratamento de Água de Sábiè tem uma capacidade de produzir 60 mil metros cúbicos de água, numa primeira fase. Numa outra fase, poderá produzir 120 mil metros cúbicos, um empreendimento que vai mitigar a crise de água na cidade e província de Maputo.

Orçado em mais de dois mil milhões de meticais, o empreendimento é resultado de um acordo de financiamento entre o Governo de Moçambique e o Banco Mundial, onde através do mesmo as restrições no fornecimento de água ficam para a história e haverá água 24 horas por dia.

Na ocasião, o Chefe do Estado mostrou-se satisfeito com a tecnologia aplicada na Estação de Tratamento de Água de Sábiè, sobretudo pelo facto de ter um forte contributo de jovens engenheiros moçambicanos.

No entanto, o presidente da república, apelou aos residentes de Sábiè, distrito de Moamba, e aos residentes da região do Grande Maputo que usem o recurso com responsabilidade, “a água revelou-se ser muito mais importante devido ao momento de pandemia em que o mundo atravessa, pois é indispensável para a lavagem das mãos. A água é um recurso essencial para o desenvolvimento sustentável do país”, disse.

Filipe Nyusi instou ainda aos gestores para maximizar a manutenção e a conservação do empreendimento, honrando o investimento feito, para além de apelar à vigilância para actos de sabotagem, pois, segundo ele, o projecto é de tecnologia moderna, acrescentando que há necessidade de se poupar a água, sobretudo neste momento que há necessidade de se lavar as mãos sempre.