Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

PortuguêsEnglishFrançaisEspañolItaliano简体中文

NOTÍCIAS

Junho 23rd, 2021

Governo reconhece o papel do Funcionário Público no desenvolvimento do país

Assinala-se hoje dia 23 de Junho de 2021, o dia Internacional da Função Pública, que este ano se comemora sob o lema “Construção da África que Almejamos Através da Adopção de uma Cultura Ética que Apoie uma Liderança Orientada por Objectivos no Contexto de Crises”. A comemoração desta data decorre da 1a Conferência de Ministros Africanos responsáveis pela área da Função Pública, realizada em 1994, em Marrocos. Neste encontro, os representantes dos governos africanos presentes deliberaram que o dia 23 de Junho deveria ser celebrado anualmente, por todos os países africanos, sob um lema e uma mensagem comum que exalta o empenho, a entrega e dedicação de todos os Funcionários Públicos em África.

Em Moçambique, a data é comemorada anualmente desde o ano 2008 em todas instituições públicas, a nível central, provincial e distrital. Estas comemorações, têm representado um momento especial para reflexão, celebração das conquistas da Administração Pública, reconhecimento e mobilização geral dos Funcionários e Agentes do Estado, para continuarem firmes na nobre tarefa de bem servir o cidadão, com dedicação, zelo e alto sentido de responsabilidade.

A Vice-Ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos, Cecília Chamutota, falando aos Funcionários do MOPHRH disse que o governo de Moçambique reconhece o valioso papel e o contributo que os Funcionários e Agentes do Estado, a todos os níveis, têm estado a dar no processo de desenvolvimento do nosso belo Moçambique, na árdua missão de combate contra a pobreza e nos esforços para a melhoria das condições de vida dos moçambicanos. Por isso, o dia Internacional da Função Pública deve permanentemente constituir um momento de orgulho e satisfação para todos nós funcionários públicos, pois acima de tudo, comemoramos nesta data as conquistas e grandes realizações que temos estado a conseguir, fruto de uma entrega abnegada, e sem medir esforços.

Este ano, as comemorações desta data coincidem com a reabertura dos Institutos de Formação em Administração Pública e Autárquica (IFAPA’s), num novo quadro legal e com novo modelo formativo, baseado em padrões de competências, de acordo com o quadro Nacional de Qualificações Profissionais, resultante de reformas introduzidas pelo Governo. A abertura do ano lectivo dos IFAPA’s reveste-se de uma grande importância para a profissionalização dos Funcionários e Agentes do Estado e para a Reforma e Desenvolvimento da Administração Pública. Dai, o grande desafio para uma permanente formação e capacitação para a profissionalização dos Funcionários e Agentes do Estado, para melhor servir ao cidadão.