Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Setembro 7th, 2018

Presidente da República inaugura Sistema de Drenagem de Águas Pluviais da Cidade da Beira

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou, na manhã da sexta-feira, dia 08 de Setembro de 2018, o Sistema de Drenagem de Águas Pluviais da Cidade da Beira, uma obra que começou a ser edificada em Dezembro de 2015, e que custou cerca de 50 milhões de dólares Americanos, financiados pelo Governo de Moçambique e Banco Mundial.

A Construção do Sistema de Drenagem de Águas Pluviais da Cidade da Beira consistiu na reabilitação de 11.5 km de valas de drenagem, construção de seis estações de controlo de cheias equipadas com 29 comportas automatizadas, e uma bacia de retenção tem a capacidade para 175.000m3.


Falando após a inauguração da infraestrutura, o Chefe do Estado recordou aos presentes que a construção do sistema de drenagem de Águas Pluviais constitui a materialização do Plano Quinquenal do Governo 2015-2019, que se traduz na construção e reabilitação de infraestruturas de saneamento e drenagem de águas pluviais incluindo a promoção da sua gestão sustentável.


“Esta infraestrutura contribuirá na qualidade de vida dos munícipes e de todos aqueles que por qualquer motivo decidem visitar a Cidade de Beira. Com esta obra conseguimos reduzir cheias, águas estagnadas e inundações cíclicas, porque agora as águas das chuvas serão escoadas rapidamente para o mar, melhorando assim as condições de habitabilidade”, sublinhou o Presidente Nyusi.


O estadista recordou ainda aos presentes que aquele tipo de acções não só acontecem na na Cidade da Beira, mas sim em outras cidades como Maputo, Mocuba, Quelimane, Gúruè, Tete, entre outras, e visa contrariar as adversidades da natureza à favor dos cidadãos.