Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Setembro 15th, 2021

𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐐𝐔𝐄𝐑 𝐏𝐑𝐎𝐕𝐄𝐑 Á𝐆𝐔𝐀 𝐏𝐎𝐓Á𝐕𝐄𝐋 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐃𝐄 𝟖𝟎% 𝐃𝐀 𝐏𝐎𝐏𝐔𝐋𝐀ÇÃ𝐎 𝐀𝐓É 𝟐𝟎𝟑𝟐

A informação foi tornada pública na manhã desta Quarta-feira, 15 de Setembro, pelo Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Machatine na abertura da Conferência Internacional de Financiadores para o Sector de águas, realizada na cidade de Maputo.

Com o evento, o Governo pretende buscar soluções para que o sector possa mudar o paradigma no serviço de abastecimento de água e saneamento no País, numa altura em que há vários desafios para a provisão do precioso líquido a mais pessoas, no quadro dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A conferência, que conta com a participação de parceiros de cooperação, entre eles, o Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Europeu de Investimentos, União Europeia e o Governo de Portugal, tem à mesa de discussões, estratégias de mobilização de financiamento para o desenvolvimento de infraestruturas nos próximos 10 anos (2022 – 2032), cujo valor global ascende a mais de Mil Milhões de Dólares norte americanos.

Segundo o Ministro do MOPHRH “há muito que tem sido feito e por essa razão vamos constatando outros desafios, outras oportunidades e definindo caminhos que nos possam fazer chegar aos objectivos almejados do plano quinquenal do governo e dos objectivos de desenvolvimento sustentável”. No debate, composto por três painéis, são analisados os actuais aspectos técnicos do Sector de águas, a destacar, a evolução dos serviços e infra-estruturas de água em Moçambique, os desafios face ao rápida urbanização e mudanças climáticas.

Já no segundo painel, será objecto de debate, matérias sobre regulamentação e sustentabilidade financeiras e sociais de serviços de água. No terceiro e último painel estará focado na mitigação dos riscos de investimentos no sector e os mecanismos de apoio ao investimento privado.

Ainda de acordo com o programa, será apresentado, pelo Ministro de Economia e Finanças, Adriano Maleiane, o compromisso do Governo moçambicano de apoio a iniciativa do programa de investimentos para o horizonte de 10 anos do sector de abastecimento água urbana. Recorde-se que com a realização da Conferência de Financiadores, o Governo espera atrair cerca de 1.8 mil milhões de dólares dos sectores público e privados nacionais e internacionais para investir nos projectos para servir a mais 4 milhões de pessoas em todo o país.