Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Setembro 26th, 2021

MINISTRO MACHATINE QUER A REPOSIÇÃO DA CONDUTA EM 24HORAS

O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Machatine instou as autoridades do FIPAG-Região Metropolitana de Maputo a restabelecer a conduta adutora de 800mm em betão que rompeu, causando danos materiais em infraestruturas no bairro Trevo, na Província de Maputo.

Machatine falava na noite deste Domingo, 26 de Setembro, no local do incidente, para onde se deslocou a fim de apurar no terreno, os impactos dos estragos causados pela ruptura na Linha Principal de transporte de água da Estação de Tratamento de Umbeluzi para o Centro de Distribuição de Chamanculo, na Cidade de Maputo.

No local, o Ministro foi informado da danificação de infraestruturas nas proximidades da conduta, com destaque para o muro de vedação, parede e parte do tecto de uma residência a 5 metros da conduta, para além de perdas significativas de água.

Com efeito, cerca de 5000 Clientes dos bairros Trevo e Matola “A” serão afectados por falta de água nas próximas horas, enquanto decorrem trabalhos de reparação e reposição da infraestrutura danificada, porém, o normal serviço de abastecimento de água às Cidades de Maputo, Matola e Vila de Boane não será afectado, estando assegurado através da conduta alternativa.

Para além de visitar a família afectada por este incidente, Machatine recomendou assistência pontual a mesma e reposição da peça de substituição para permitir a continuidade de serviço naquela área. Igualmente reforçou a necessidade de retirada das populações das áreas de reservas para evitar situações de género que colocam em causa a segurança das pessoas.

Importa referir que esta infraestrutura tem mais de 50 anos de existência e o processo de substituição está em curso, sobrando 1.5 Km, cujo investimento está mobilizado no Programa de Investimento, pelo que a breve trecho será concluída a sua substituição total.