Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Agosto 16th, 2021

LANÇADA A CONFERÊNCIA DE FINANCIADORES PARA O SECTOR DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA URBANO

O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, MOPHRH, Engº João Osvaldo Moisés Machatine, procedeu, hoje, 16 de Agosto de 2021, em Maputo, o Lançamento da Conferência Internacional de Financiadores para o abastecimento de água em Moçambique.

O Governo elaborou um Programa de Investimentos para os próximos 10 anos (2022 – 2032) para o subsector de abastecimento de água urbano que será formalmente lançado na Conferência a realizar-se a 15 de Setembro de 2021, que contará com a presença de vários parceiros do sector com o objectivo de mobilizar os financiamentos necessários para a sua implementação.

A Conferencia Internacional de Financiadores marca mais um passo ao compromisso do Governo para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) no abastecimento de água urbano, de forma sustentável. Com a realização da Conferência de Financiadores, o Governo espera atrair organizações multilaterais, bilaterais, os sectores público e privados nacionais e internacionais para investir nos projectos que compõem o Programa de Investimentos calculado em cerca de 1.8 mil milhões de dólares para infraestruturas de abastecimento de água que deverá servir adicionalmente mais de 4 milhões de pessoas.

Para a primeira fase de ciclo de investimentos do abastecimento de água urbana, o Governo de Moçambique junto com os seus parceiros investiu um pouco mais de mil milhões de dólares e elevou a cobertura para cerca de 4 milhões de pessoas, contribuindo para diminuição de doenças de origem hídrica.

Os projectos do Programa de Investimentos vão tomar em consideração a resiliência às mudanças climáticas que tem vindo a afectar negativamente e de forma progressiva e cíclica as necessidade de serviços serem inclusivos a todos os segmentos da população incluindo as mais vulneráveis.