Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

PortuguêsEnglishFrançaisEspañolItaliano简体中文

NOTÍCIAS

Janeiro 18th, 2022

𝗣𝗥𝗔Ç𝗔𝗦 𝗗𝗘 𝗣𝗢𝗥𝗧𝗔𝗚𝗘𝗡𝗦 𝗗𝗔 𝗖𝗜𝗥𝗖𝗨𝗟𝗔𝗥 𝗘𝗡𝗧𝗥𝗔𝗠 𝗘𝗠 𝗙𝗨𝗡𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗔 𝟬𝟭 𝗗𝗘 𝗙𝗘𝗩𝗘𝗥𝗘𝗜𝗥𝗢

A necessidade de garantia de manutenção e melhoria das condições de circulação nas estradas Nacionais e o aumento do parque automóvel no país tem desafiado ao Governo a adoptar várias medidas, a destacar a comparticipação do utente das rodovias, através do mecanismo utilizador-pagador. Nesta Quarta-feira, a Rede Viária de Moçambique, empresa concessionária da Estrada Circular, tornou público que terá início a 01 de Fevereiro de 2022, a cobrança das taxas nas portagens da Costa do Sol, Zintava, Cumbeza e Matola-Gare em Maputo.

Os preços variam entre 40 meticais para viaturas da classe 01, 140 meticais para classe 02, 380 para classe 03 e 580 meticais para viaturas classificadas como de classe 04. Entretanto, o utente que tiver de passar por duas portagens ao longo do seu percurso e sempre no sentido progressivo, pagará apenas na primeira praça de portagem e beneficiará de livre-trânsito na praça de portagem seguinte, mediante a apresentação do comprovativo do pagamento.

O comunicado esclarece ainda que de acordo com o despacho conjunto dos Ministérios das Obras Públicas Habitação e Recursos Hídricos e da Economia e Finanças, os utilizadores frequentes beneficiam de um desconto que varia de 7 a 60% em função do número de viagens, acrescentando que os transportes colectivos e semicolectivos de passageiros terão um desconto de 75%, nos seguintes termos, “𝘵𝘳𝘢𝘯𝘴𝘱𝘰𝘳𝘵𝘦𝘴 𝘴𝘦𝘮𝘪𝘤𝘰𝘭𝘦𝘤𝘵𝘪𝘷𝘰𝘴 𝘥𝘦 40𝘔𝘛 𝘱𝘢𝘳𝘢 10𝘔𝘛 𝘦, 𝘢𝘶𝘵𝘰𝘤𝘢𝘳𝘳𝘰𝘴 𝘥𝘦 𝘱𝘢𝘴𝘴𝘢𝘨𝘦𝘪𝘳𝘰𝘴 𝘥𝘦 140𝘔𝘛 𝘱𝘢𝘳𝘢 35𝘔𝘛”.

Ademais, para beneficiar dos descontos referidos, o utente deverá cadastrar-se através da página de internet www.revimo.co.mz ou dirigir-se aos escritórios das portagens acima referidas, a partir do dia 20 de Janeiro de 2022.