Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Março 4th, 2022

𝗠𝗜𝗡𝗜𝗦𝗧É𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗔𝗦 𝗢𝗕𝗥𝗔𝗦 𝗣𝗨𝗕𝗟𝗜𝗖𝗔𝗦, 𝗛𝗔𝗕𝗜𝗧𝗔ÇÃ𝗢 𝗘 𝗥𝗘𝗖𝗨𝗥𝗦𝗢𝗦 𝗛𝗜𝗗𝗥𝗜𝗖𝗢𝗦 𝗖𝗢𝗠 𝗡𝗢𝗩𝗢 𝗠𝗜𝗡𝗜𝗦𝗧𝗥𝗢

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no uso das competências que lhe são conferidas pela alínea a) do número 2 do artigo 159 da Constituição da República, nomeou através de Despacho Presidencial Adriano Afonso Maleiane para o cargo de Primeiro-Ministro. E em Despachos Presidenciais separados, o Chefe do Estado nomeou os seguintes membros do Governo: Ernesto Max Elias Tonela, para o cargo de Ministro da Economia e Finanças; 𝗖𝗮𝗿𝗹𝗼𝘀 𝗔𝗹𝗯𝗲𝗿𝘁𝗼 𝗙𝗼𝗿𝘁𝗲𝘀 𝗠𝗲𝘀𝗾𝘂𝗶𝘁𝗮, 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼 𝗰𝗮𝗿𝗴𝗼 𝗱𝗲 𝗠𝗶𝗻𝗶𝘀𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗮𝘀 𝗢𝗯𝗿𝗮𝘀 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗮𝘀, 𝗛𝗮𝗯𝗶𝘁𝗮çã𝗼 𝗲 𝗥𝗲𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼𝘀 𝗛í𝗱𝗿𝗶𝗰𝗼𝘀; Lídia de Fátima da Graça Cardoso, para o cargo de Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas; Carlos Joaquim Zacarias, para o cargo de Ministro dos Recursos Minerais e Energia; Silvino Augusto José Moreno, para o cargo de Ministro da Indústria e Comércio; e, Amílcar Paia Tivane, para o cargo de Vice-Ministro da Economia e Finanças.

Ao Ministério das Obras Publicas, Habitação e Recursos Hídricos o Presidente Nyusi, desafiou o Ministro Carlos Mesquita a usar da sua vasta experiência profissional do sector público e privado para não falhar da missão que lhe é incumbida. As infraestrutras constiuem a base de suporte das áreas da nossa economia, são elas que permitem a integração intesectorial numa visão mais ampla na cadeia de valores, particularmente a comercialização agrícola, referiu.

O PR, instou o novo timoneiro das obras Públicas, a implementar projectos de investimento, no âmbito do 𝗣𝗥𝗢𝗝𝗘𝗖𝗧𝗢 𝗖𝗢𝗡𝗘𝗖𝗧𝗔  que consiste na reabilitação e construção de estradas e pontes nacionais e regionais em todo o país e em todas as bacias hidrográficas, com destaque para a EN1, pois ela é a principal via que liga o país do Norte ao Sul. Outrossim, o MOPHRH deve gerir os 𝗥𝗘𝗖𝗨𝗥𝗦𝗢𝗦 𝗛Í𝗗𝗥𝗜𝗖𝗢𝗦  assegurando água para a irrigação e consumo através da conclusão e construção de barragens e diques ao longo do país.

Segundo Presidente Nyusi, a liderança do ministério deve se concentrar na construção e expansão dos Sistemas de Abastecimento de Água tanto nas zonas urbanas e rurais que resultem em ligações domiciliárias com abragência nacional no âmbito do 𝗣𝗥𝗢𝗝𝗘𝗖𝗧𝗢 𝗣𝗥𝗔𝗩𝗜𝗗𝗔. E no 𝗣𝗥𝗢𝗝𝗘𝗖𝗧𝗢 𝗥𝗘𝗡𝗔𝗦𝗖𝗘𝗥 com uma vertente social, o ministério deve prosseguir com a construção de casas para agregados familiares com rendimento a partir de 1 salário minimo distribuido de forma equitativa para cada uma das provincias do país.

Conclui ainda, que é imperioso o Ministério prime pela 𝙦𝙪𝙖𝙡𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚 𝙙𝙖𝙨 𝙤𝙗𝙧𝙖𝙨 𝙥ú𝙗𝙡𝙞𝙘𝙖𝙨 do país devendo exigir acções inspectivas e de fiscalização para garantir a resiliência das infrastruturas face às mudanças climáticas adversas, neste aspecto o MOPHRH deve rever os projectos de engenharia bem como a capacidade técnica e financeira dos empreiteiros por forma que as obras sejam realizadas conforme as especificações técnicas.