Ministรฉrio das Obras Pรบblicas, Habitaรงรฃo e Recursos Hรญdricos

NOTรCIAS

Fevereiro 14th, 2022

๐—–๐—›๐—”๐— ๐—จ๐—ง๐—ข๐—ง๐—” ๐—ฆ๐—”๐—ง๐—œ๐—ฆ๐—™๐—˜๐—œ๐—ง๐—” ๐—–๐—ข๐—  ๐—ข ๐—˜๐—ก๐—ฉ๐—ข๐—Ÿ๐—ฉ๐—œ๐— ๐—˜๐—ก๐—ง๐—ข ๐——๐—” ๐—–๐—ข๐— ๐—จ๐—ก๐—œ๐——๐—”๐——๐—˜ ๐—Ÿ๐—ข๐—–๐—”๐—Ÿ ๐—ก๐—ข๐—ฆ ๐—ฃ๐—ฅ๐—ข๐—๐—˜๐—–๐—ง๐—ข๐—ฆ ๐——๐—˜ ๐——๐—˜๐—ฆ๐—˜๐—ก๐—ฉ๐—ข๐—Ÿ๐—ฉ๐—œ๐— ๐—˜๐—ก๐—ง๐—ข ๐—˜๐—  ๐—–๐—”๐—•๐—ข ๐——๐—˜๐—Ÿ๐—š๐—”๐——๐—ข

Numa altura em que em Moรงambique vem se notando um considerรกvel aumento da quantidade de problemas e anseios da sociedade, tornou-se inevitรกvel que o sector pรบblico tome a responsabilidade de tudo. Assim, uma das alternativas รฉ o envolvimento da sociedade no processo de desenvolvimento local, razรฃo pela qual รฉ necessรกrio desenvolver mecanismos de participaรงรฃo comunitรกria.

Nesse contexto, a populaรงรฃo รฉ chamada a fazer parte das dinรขmicas politicas, econรณmicas e sociais do paรญs. Para o efeito, estรฃo a decorrer em quase todo o paรญs vรกrios projectos de intervenรงรฃo social, entre os quais, o “Melhoriaโ€, desenvolvido e implementando pelo Fundo para o Fomento de Habitaรงรฃo, FFH, com vista a melhorar as condiรงรตes de habitabilidade de duas mil casas nas zonas rurais.

Em Cabo Delgado, jรก estรฃo em curso obras de melhoramento de 100 casas, que consistem na substituiรงรฃo do capim por chapas de zinco; melhoramento de janelas e portas, assim como a preparaรงรฃo do soalho com cimento. Nesta semana a vice ministra das obras pรบblicas habitaรงรฃo e recursos hรญdricos, visitou as obras correspondentes ao Lote um, constituรญdo por 30 casas orรงadas em cerca de 31 milhรตes de meticais.

De referir que o projecto renascer รฉ composto por 100 casas, das quais, 60 em construรงรฃo em Pemba, 20 em Montepuรฉz e outras 20 no distrito de Mecufi, salientando-se tambรฉm que atรฉ ao momento foram entregues tendo sido jรก entregues 20 casas no รขmbito do mesmo projecto.

๐—›ร ๐—ง๐—”๐— ๐—•ร‰๐—  ๐—œ๐—ก๐—ฉ๐—˜๐—ฆ๐—ง๐—œ๐— ๐—˜๐—ก๐—ง๐—ข๐—ฆ ๐—ก๐—ข ๐—ฆ๐—˜๐—–๐—ง๐—ข๐—ฅ ๐——๐—˜ ร๐—š๐—จ๐—” ๐—˜๐—  ๐—ฃ๐—˜๐— ๐—•๐—”

O advento das alteraรงรตes climรกticas e o aumento da densidade populacional nas cidades, desafia as autoridades a encontrarem novas formas de abastecer a รกgua para a satisfaรงรฃo de diversas necessidades. Numa altura em que a cidade de Pemba tem sido assolada por secas, o Governo prevรช para finais deste ano a conclusรฃo da reabilitaรงรฃo e modernizaรงรฃo do actual sistema de abastecimento de รกgua em utilizaรงรฃo. Nesta Quarta-feira, a Vice-ministra das Obras Pรบblicas Habitaรงรฃo e Recursos Hรญdricos, Cecรญlia Chamutota iniciou uma visita de trabalho a Cabo Delgado, com o ponto de partida o Sistema de abastecimento de รกgua do distrito Metuge para um trabalho de monitoria das actividades em curso.

Numa conferรชncia de imprensa, a dirigente explicou que ๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ซ๐˜ฆ๐˜ค๐˜ต๐˜ฐ ๐˜ฑ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ทรช ๐˜ข ๐˜ค๐˜ฐ๐˜ฏ๐˜ด๐˜ต๐˜ณ๐˜ถรงรฃ๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ถ๐˜ฎ ๐˜ฏ๐˜ฐ๐˜ท๐˜ฐ ๐˜ค๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ด๐˜ต๐˜ณ๐˜ช๐˜ฃ๐˜ถ๐˜ช๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ณ ๐˜ฆ ๐˜ข ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ข๐˜ฃ๐˜ช๐˜ญ๐˜ช๐˜ต๐˜ขรงรฃ๐˜ฐ ๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฐ๐˜ถ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ค๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ณ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ด๐˜ต๐˜ณ๐˜ช๐˜ฃ๐˜ถ๐˜ช๐˜ฅ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ฆ๐˜ด ๐˜ฆ๐˜น๐˜ช๐˜ด๐˜ต๐˜ฆ๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ด, ๐˜ฑ๐˜ฐ๐˜ณ๐˜ต๐˜ข๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฐ ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ต๐˜ข๐˜ฎ๐˜ฐ๐˜ด ๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ป๐˜ฆ๐˜ณ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ด๐˜ฆ ๐˜ต๐˜ณ๐˜ข๐˜ต๐˜ข ๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ถ๐˜ฎ๐˜ข ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ต๐˜ฆ๐˜ณ๐˜ท๐˜ฆ๐˜ฏรงรฃ๐˜ฐ ๐˜ฒ๐˜ถ๐˜ฆ ๐˜ท๐˜ข๐˜ช ๐˜ด๐˜ฆ๐˜ณ ๐˜ฆ๐˜ฎ ๐˜ต๐˜ฐ๐˜ฅ๐˜ฐ ๐˜ฐ ๐˜ด๐˜ช๐˜ด๐˜ต๐˜ฆ๐˜ฎ๐˜ข, ๐˜ฅ๐˜ฆ๐˜ด๐˜ฅ๐˜ฆ ๐˜ข ๐˜ค๐˜ข๐˜ฑ๐˜ต๐˜ขรงรฃ๐˜ฐ ๐˜ข๐˜ตรฉ ร  ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ด๐˜ต๐˜ณ๐˜ช๐˜ฃ๐˜ถ๐˜ชรงรฃ๐˜ฐ.Com 20% de execuรงรฃo das obras, os trabalhos nรฃo terminam por aรญ, hรก em carteira, o plano de alastramento da capacidade de distribuiรงรฃo, “ prevรช-se tambรฉm a construรงรฃo de 130 KM de linha de distribuiรงรฃo“.

Com as intervenรงรตes, prevรช-se duplicar a capacidade de abastecimento de รกgua naquela regiรฃo, podendo desde jรก aumentar de 54 para 80 por cento. O actual sistema de fornecimento de รกgua de Pemba compreende cerca de 382 quilรณmetros de extensรฃo e abastece cerca de 120 mil habitantes, durante seis horas por dia. Com a conclusรฃo das obras, a รกgua serรก abastecida 16 horas por dia, num investimento total de 47 milhรตes de dรณlares Norte Americanos .

๐—˜๐—ฆ๐—ง๐—ฅ๐—”๐——๐—” ๐—ก๐—˜๐—š๐—ข๐— ๐—”๐—ก๐—ข ๐—ฅ๐—ข๐— ๐—” ๐—ฉ๐—”๐—œ ๐—–๐—”๐—ง๐—”๐—ฃ๐—จ๐—Ÿ๐—ง๐—”๐—ฅ ๐—ข ๐——๐—˜๐—ฆ๐—˜๐—ก๐—ฉ๐—ข๐—Ÿ๐—ฉ๐—œ๐— ๐—˜๐—ก๐—ง๐—ข ๐——๐—” ๐—ฃ๐—ข๐—ฃ๐—จ๐—Ÿ๐—”ร‡รƒ๐—ข ๐—Ÿ๐—ข๐—–๐—”๐—Ÿ

No รบltimo dia da sua visita a Cabo Delgado, a Vice-ministra das Obras Pรบblicas Habitaรงรฃo e Recursos Hรญdricos, Cecรญlia Chamutota, disse que sai da provรญncia satisfeita com o ritmo de execuรงรฃo das obras que neste momento encontram-se a 60%. As obras em alusรฃo tem uma extensรฃo de 70 quilรณmetros, tiveram o seu inรญcio em Abril de 2019, financiadas pelo Banco Africano de Desenvolvimento e com participaรงรฃo do Governo de Moรงambique com cerca de dois mil milhรตes de meticais e permite a ligaรงรฃo entre o paรญs e a vizinha repรบblica de Tanzรขnia.

Segundo Cecรญlia Chamutota, esta estrada vai permitir o desenvolvimento da comunicaรงรฃo entre os dois paรญses e na regiรฃo em geral, assim como a massificaรงรฃo das trocas comerciais entre as comunidades circunvizinhas, contudo, a รฉpoca chuvosa que se faz sentir na provรญncia precipitou algumas paralisaรงรฃo na execuรงรฃo das obras, facto que se consubstanciou no nรฃo cumprimento dos prazos da entrega da infra-estrutura a populaรงรฃo por parte do empreiteiro.