Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Março 13th, 2022

GOVERNO MOBILIZA 750 MILHÕES DE DÓLARES PARA REABILITAÇÃO DE 1300 KM DA EN1

Numa altura em que alguns troços da principal via que liga o país do Norte ao Sul encontram-se degradados, aliado aos esforços para fazer face às alterações climáticas, industrialização e a nossa localização geográfica privilegiada em relação aos países do interior para o acesso aos portos, o Governo está a mobilizar 750 milhões de dólares para reabilitar a Estrada Nacional Número Um, entre as províncias de Inhambane e Zambézia, e ainda em Cabo Delgado, nos locais mais críticos, num troço de 1300 quilómetros.

Segundo o Ministro das Obras Públicas Habitação e Recursos Hídricos, a intervenção na rodovia em referência abrange a província de Cabo Delgado e a estimativa orçamental para esta obra, que deverá cobrir cerca de 1300 quilómetros, “são na ordem de 720 a 750 milhões de dólares norte-americanos, para o qual temos estado já a trabalhar intensamente para fazermos a mobilização mais rápida possível destes fundos”.

No decurso da conferência de imprensa orientada por Carlos Mesquita depois de percorrer cerca de 200 quilómetros de estrada ido de Tete, o governante explicou que “está a decorrer, neste momento, uma série de estudos relativos ao que se deve fazer nesta estrada, para sabermos que tipo de intervenção deve ser feita.

Precisamos de saber que vamos manter os mesmos padrões que temos, como a largura da estrada e outros tipos de artes. É um estudo que deve ser concluído brevemente e as nossas projecções apontam para Maio deste ano para o lançamento do concurso para a reabilitação desta estrada”, anunciou.

Na ocasião, Mesquita referiu-se a importância que as portagens tem para a garantia da manutenção e reabilitação das estradas, “não podemos ter receio das portagens. Elas são parte de uma infra-estrutura como esta é também parte de um processo que temos instituído. É no pagamento das portagens que vamos buscar a contribuição de um conceito que nós introduzimos que é utilizador-pagador, com vista a contribuir para as manutenções”.