Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Julho 5th, 2022

𝗠𝗢Ç𝗔𝗠𝗕𝗜𝗤𝗨𝗘 À 𝗕𝗨𝗦𝗖𝗔 𝗗𝗘 𝗙𝗜𝗡𝗔𝗡𝗖𝗜𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢 𝗗𝗔 𝗖𝗛𝗜𝗡𝗔 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗥𝗘𝗖𝗢𝗡𝗦𝗧𝗥𝗨𝗜𝗥 𝗔𝗦 𝗘𝗦𝗧𝗥𝗔𝗗𝗔𝗦 𝗡𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗜𝗦

Numa altura em que algumas secções da Estrada Nacional Número 1 encontram-se degradados mercê da falta de obras de manutenções e/ou de reabilitação da principal estrada que liga o país de Norte ao Sul, o Governo está a realizar trabalhos de levantamento dos quantitativos necessários para a reabilitação da via, a destacar as recentes viagens feitas pelo Ministro das Obras Públicas habitação e Recursos Hídricos, via terrestre, ao longo da EN1.

Recorde-se que o Governo está já a mobilizar fundos diante dos seus parceiros, para reabilitar a Estrada Nacional Número Um, entre as províncias de Inhambane e Zambézia, e ainda em Cabo Delgado, nos locais mais críticos, num troço de 1300 quilómetros, num momento em que circular entre a região de Save, província de Inhambane, a Nicoadala, na Zambézia, está cada vez mais difícil, um factor que vai reduzir o tempo de trânsito, assim como facilitar a movimentação de bens e prestação de serviços dos utentes.

Entretanto, nesta segunda-feira, 04 de Julho, o Presidente da República, Filipe Nyusi, pediu apoio da China para a reabilitação desta rodovia, que apresenta várias secções em estado de degradação, um interesse formulado no encontro de cortesia que o Chefe do Estado manteve com o membro do Bureau Político do Partido Comunista da China, PCCh, e director da Comissão dos Negócios Estrangeiros, Yang Jiechi, na cidade de Maputo.
A intenção de Nyusi foi anunciada pela Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, tendo explicado que a reabilitação total da EN1 foi uma das várias matérias discutidas entre as partes, “a questão foi colocada à mesa e os dois governos vão discutir e encontrar a solução. É importante lembrar que a China é parceira dos programas de desenvolvimento do país e acredito que para este caso não será excepção”, disse.

A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação disse que o encontro serviu para passar em revista as “excelentes relações” de cooperação bilateral e avaliar a situação política, económica e social dos dois países. Na ocasião, o Presidente Nyusi agradeceu o papel que a China tem desempenhado no apoio aos programas nacionais de desenvolvimento sócio-económico.

De lembrar que, as intervenções serão feitas numa altura em que o país debate-se com o fenómeno das alterações climáticas, um factor que tem impactado nas infraestruturas rodoviárias, com destaque para a destruição de cerca de seis mil e trezentos quilómetros de estrada pelos ciclones e chuvas que assolaram o país nos últimos anos, o que exige uma reformulação dos projectos de construção de estradas, entre as quais a EN1 e EN7.