Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Agosto 18th, 2020

ASFALTAGEM DA ESTRADA N221: CANIÇADO-COMBOMUNE-MAPAI

ESTRUTURA DO PAVIMENTO

Revestimento Superficial/ Camada de Base:           150 mm (Material Granular-G3)

Camada de Sub-Base:                                                     Sub-Base 200 mm (Solo-cimento)

Solos Selecionados:                                                         Topo da Fundação: (400 mm) Solo Seleccionado.

estrutura do pavimento foi projectada para suportar cargas normais estimadas para um período de funcionalidade óptima de 15 anos, portanto, apenas com actividades normais de manutenção da estrada; As estruturas de drenagem existentes serão demolidas e reconstruídas de raiz, por forma a atender as exigências funcionais e estruturais.

CONDIÇÃO ACTUAL DA ESTRADA (Na altura do lançamento da Pedra)

  • Transitabilidade condicionada em alguns troços durante a época chuvosa.
  • Km0+000 ao Km4.430 – Sub-base e base executadas, devendo ser confirmada a sua adequabilidade pelo empreiteiro.
  • Km4+430 ao Km59+700 – Revestimento superficial duplo executado, carecendo de algumas reparações em alguns troços pontuais, dado o aparecimento de fissuras e trabalhos de sinalização rodoviária.
  • Km59+700 ao Km118+700 – Sub-base e base executadas, devendo ser confirmada a sua adequabilidade pelo empreiteiro

CONDIÇÃO ACTUAL DA ESTRADA (Na altura do lançamento da Pedra)

  • Km118+700 ao Km139+000 – Não intervencionado;
  • Km139+000 ao Km 152+800 – Sub-base e base executadas, devendo ser confirmada a sua adequabilidade pelo empreiteiro;
  • Km152+800 ao km156+300 – Primeira camada do revestimento executado, devendo ser confirmada a sua adequabilidade pelo empreiteiro;
  • Km156+300 ao Km190+200 – Revestimento duplo executado faltando apenas a sinalização rodoviária.

Impactos

  • Melhorar a transitabilidade e mobilidade e transporte de pessoas e bens;
  • Escoamento de produtos agrícolas;
  • A  estrada vai promover as trocas comerciais entre os distritos situadosa região norte da província de Gaza com os restantes distritos e províncias vizinhas;
  • A estrada vai criar condições necessárias para a exploração de enormes potencialidades de que a região norte de Gaza é detentora, designadamente o potencial para a criação de gado, a riqueza florestal e faunística;
  • A  estrada vai facilitar o fluxo de turistas oriundos particularmente da África do Sul, no acesso das belas praias e do turismo cinegético oferecido tanto pelos parques nacionais do Limpopo e de Banhine
  • A estrada Vai reforçar o papel actualmente desempenhado pelo Corredor Ferroviário do Limpopo que liga a capital do País  com  Zimbabwe, através do porto do Maputo.

Aspectos Socio-Económicos Na componente social e ambiental durante a execução das obras está prevista a colocação de latrinas móveis, palestras educativas em matérias de HIV/SIDA, campanhas de segurança rodoviária, monitoria contínua dos níveis de poluição sonora, ambiental, contaminação das águas dos rios, para além da priorização da mão-de-obra local e a inserção da mulher nos postos de trabalho.