Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Agosto 25th, 2019

CANAIS DE DRENAGEM DA CIDADE DA BEIRA

O sistema de drenagem da cidade da Beira, é um investimento do Governo de Moçambique com o apoio do Banco Mundial, que compreendeu a realização de estudos de engenharia e fiscalização, reassentamento das pessoas afectadas pelo projecto, obras de reabilitação do sistema e comissionamento das obras. No total, foram investidos nestas obras cerca de 62 milhões de dólares americanos.

Na reabilitação do sistema de drenagem foram construídos 11,5 km de valas de drenagem; 6 estações de controlo de cheias equipadas com 29 comportas automatizadas; construída a bacia de retenção da Maraza com 170.000 m3 de capacidade; foram ainda construídos parques de diversão, campos de jogos e zonas de lazer e recreação para crianças e população em geral. Ainda no projecto, foram construídos cerca de 10 km de estradas pavimentadas e iluminadas com painéis solares e fornecidos ao Município da cidade da Beira, na qualidade de operador do sistema, equipamentos, ferramentas e peças sobressalentes para a manutenção do sistema de drenagem.

A reabilitação do sistema de drenagem da cidade da Beira contribui para a redução de inundações cíclicas nas zonas cobertas pelo sistema, beneficiando deste modo cerca de 284.000 pessoas.