Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Agosto 9th, 2019

Águas de Cunene procura experiência no FIPAG

Com vista buscar assistência técnica e colher experiência na área do abastecimento de água, uma delegação angolana proveniente da empresa Águas e Saneamento do Cunene está de visita ao país, onde de mãos dadas com o FIPAG e a AdeM, procura soluções para uma melhor implementação do sistema de Cunene.

Encabeçada pelo Administrador para a área técnica, Evangelista Camati Vetchy, a delegação composta por seis integrantes, dentre eles a área administrativa e financeira, área operacional e de produção, bem como de controlo de qualidade da água, foi recebida esta segunda-feira, 27de Agosto, pelo Director dos Serviços Centrais de Planificação e Desenvolvimento, Elias Machava.

Na ocasião, os visitantes se informaram do enquadramento institucional do FIPAG, e ficaram a saber do funcionamento geral do Sistema de Abastecimento de água à Região do Grande Maputo. Após uma reunião de contextualização, a delegação, percorreu o edifício Sede da Instituição, onde conheceu os diferentes departamentos.

Incursão à ETA

A comitiva angolana teve ainda a oportunidade de conhecer a Estação de Tratamento de Água de Umbeluze, no município de Boane, o Centro Distribuidor da Matola e a loja do Alto-Maé, na cidade de Maputo, ainda que de forma introdutória.

Já na ETA, na incursão guiada pelo Administrador para Área de Produção e Suporte da AdeM, Gildo Timóteo, a equipa de Cunene se inteirou de todo o processo de tratamento de água, desde a captação até se tornar própria para o consumo.

No final, a Administradora para Área Administrativa e financeira, Veridiana Maria Kouyuni José, disse que “estamos satisfeitos com a abertura e a disponibilidade para a partilha de experiências, pois somos uma empresa pioneira e poderemos melhorar os serviços de abastecimento de água”, tendo garantido que há muito por se levar a Angola.

A Empresa Provincial de Águas e Saneamento no Cunene, existe operacionalmente desde 2016, tem um sistema com capacidade instalada de 24 mil metros cúbicos, mais de cinco mil consumidores e abastece em média 9 horas por dia.