Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos

NOTÍCIAS

Setembro 13th, 2022

FIPAG AUMENTA CAPACIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA PARA FAZER FACE AO AUMENTO DEMOGRÁFICO EM PEMBA

Visando a melhoria do serviço de abastecimento de água à cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, o Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água, FIPAG, está a implementar um conjunto de acções para aliviar a pressão sobre o sistema, que resulta do aumento demográfico naquela urbe, o que limita a capacidade de distribuição de água de forma contínua.

Com esta empreitada, o FIPAG espera aumentar a capacidade de produção de água para 35 mil metros cúbicos, contra os actuais 15 mil, no próximo ano, bem como ampliar a rede de distribuição de 383 para 523 quilómetros, incrementando, deste modo, o número de beneficiários. Em consequência da pressão que se regista sobre o sistema, o abastecimento de água aos bairros da cidade de Pemba tem ocorrido de forma alternada, de acordo com os horários anunciados aos clientes, por um lado, e para os Centros de Acolhimento, o abastecimento de água tem sido por meio de fontenários móveis.

Por outro lado, no âmbito do Projecto de Abastecimento de Água e Apoio Institucional (WASIS II), estão em curso as obras de reabilitação e ampliação do sistema de abastecimento de água à cidade de Pemba, onde já foram abertos e estão a ser equipados 20 furos de água. Foi, igualmente, reabilitada e expandida a conduta adutora que abastece a cidade, numa extensão de 50 quilómetros, estando em curso a reabilitação e expansão da Estação de Tratamento de Água e Estações de Bombagem, bem como a reabilitação e construção de novos Centros de Distribuição e construção de 140 quilómetros de rede de distribuição, cujo valor global de investimento é de 38 milhões de dólares norte-americanos.

Com estas intervenções o FIPAG espera aumentar o número de pessoas com acesso à água potável para um número adicional de 100 mil, representando um incremento da taxa de cobertura dos actuais 45 para 70 por cento, e um serviço médio diário de 6 para 15 horas. O FIPAG reforça o seu compromisso na busca de soluções para a melhoria do serviço de abastecimento de água às populações.

Refira-se que o Projecto WASIS II, foi constituído para o fornecer água por um período de 20 anos, cobrindo além de Moatize, 765 mil pessoas na cidade de Tete, sendo que são outros componentes, a construção de novos Centros Distribuidores para Tete e Moatize, bem como a reabilitação dos Centros Distribuidores existentes.