Ministรฉrio das Obras Pรบblicas, Habitaรงรฃo e Recursos Hรญdricos

NOTรCIAS

Abril 4th, 2023

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O Presidente da Repรบblica, Filipe Nyusi, considera que as taxas cobradas nas portagens para a manutenรงรฃo das estradas nรฃo devem contribuir para o agravamento dos preรงos dos transportes de pessoas e bens pois podem ter um impacto negativo no custo de vida das populaรงรตes.

Filipe Nyusi fez este pronunciamento segunda-feira, 3 de Abril, na cidade de Maputo, durante a cerimรณnia de abertura da vigรฉsima assembleia-geral da Associaรงรฃo dos Fundos de Manutenรงรฃo de Estradas de รfrica (ARMFA), uma agremiaรงรฃo que serve de plataforma de partilha de experiรชncias e informaรงรตes sobre as melhores prรกticas de financiamento da manutenรงรฃo de estradas em รfrica.

Na sua intervenรงรฃo, o estadista instou aos fundos de estradas do continente a transformarem-se em fontes independentes para financiar a manutenรงรฃo de estradas, atravรฉs, por exemplo, do envolvimento do utilizador, por via da instalaรงรฃo de portagens.

Porรฉm, “as taxas definidas devem aproximar-se tanto quanto possรญvel ao nรญvel que possa garantir a preservaรงรฃo do patrimรณnio viรกrio, sem inibir a competitividade e o comรฉrcio, e nem agravar a inflaรงรฃo dos transportes que afecta todos os sectores da economia, com impacto sobre o custo de vida das populaรงรตes”.

Na ocasiรฃo, o Presidente da Repรบblica admitiu o facto de a actual rede viรกria pavimentada estar aquรฉm das necessidades do continente, estimando-se que 53% das estradas nรฃo sรฃo asfaltadas.

Esta realidade, segundo o PR, atrofia o desenvolvimento dos paรญses e isola as pessoas dos serviรงos pรบblicos, tais como a educaรงรฃo e a saรบde, bem como de diversas oportunidades.

“Esta situaรงรฃo deriva, em certa medida, da manutenรงรฃo precรกria das estradas. Com efeito, uma das razรตes fundamentais da acumulaรงรฃo frequente das necessidades de manutenรงรฃo de estradas tem a ver com os custos envolvidos na construรงรฃo e manutenรงรฃo periรณdica face ร  exiguidade de recursos pรบblicos em muitos paรญses”, disse Filipe Nyusi.

Por seu turno, o presidente da Associaรงรฃo dos Fundos de Manutenรงรฃo de Estradas de รfrica, Ali Ipinge, afirmou que, apesar de os paรญses africanos terem feito grandes avanรงos no que diz respeito ร  melhoria e manutenรงรฃo dos principais corredores de transporte rodoviรกrio, ainda hรก muito por fazer no sector.

“ร‰ um facto que as estradas sรฃo a via mais predominante para o transporte de pessoas e bens no continente. Acima de 90%, para ser claro. Entretanto, รfrica tem uma rede viรกria estimada em 2.9 quilรณmetros, dos quais somente 30% รฉ que estรก asfaltada”, frisou.

Num outro desenvolvimento, Ali Ipinge apelou para a necessidade de os paรญses introduzirem inovaรงรตes na concepรงรฃo e construรงรฃo das estradas devido ร s mudanรงas climรกticas, que tรชm estado a provocar desastres naturais.

“Precisamos de olhar para os eventos catastrรณficos decorrentes das mudanรงas climรกticas com maior atenรงรฃo. Devemos, por isso, fazer as coisas de forma diferente, incluindo a introduรงรฃo de novos mecanismos de design e construรงรฃo de estradas, de modo a tornรก-las resilientes, apesar de isso tornar a sua construรงรฃo mais cara. Entretanto, os benefรญcios sรฃo, de longe, maiores”, enfatizou.

Importa realรงar que o encontro, que tem como lema โ€œAlinhando o Financiamento Sustentรกvel ร s Necessidades do Sector Rodoviรกrio em รfricaโ€, termina na prรณxima quinta-feira (6) e conta com a participaรงรฃo de representantes de 35 fundos de estradas, membros deste organismo continental, que serve de plataforma de partilha de experiรชncias e informaรงรตes sobre as melhores prรกticas de financiamento da manutenรงรฃo de estradas em รfrica.